Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

"A saga do arco-íris", obra de teatro de Ricardo Kalash

A saga do arco-íris”, da autoria de Ricardo Kalash (pseudónimo de Henrique Ricardo Pereira Marques da Silva), é a uma obra de estreia, de reflexão e de muitas interrogações acerca da vida e da metáfora que se funda no arco-íris… É também um texto de homenagem ao cientista Mário Augusto da Silva.
No arco-íris não existe confronto entre cores. Estas, unidas nas suas diferenças, criam um espectáculo de rara beleza.
Não poderá o homem também comportar, sem conflito, dentro de si, a ciência e a religião? O interesse e a ética? Moral e tolerância?
Poderá o Homem cultivar a fraternidade para com o outro?
Ricardo Kalash acredita que sim.
……………………..

O Grupo de Teatro da Liga dos Amigos do Museu Nacional de Machado de Castro (AMIC) tem vindo a desenvolver, desde o ano 2001, profícuo trabalho de divulgação do MNMC, originando, entre outras mais-valias, a conquista de públicos diversificados, por vezes pouco motivados a frequentar espaços museológicos.
Apesar do encerramento do Museu, para obras de requalificação, entre 2004 e 2008, o Grupo de Teatro da Liga não cruzou os braços. Primeiro na Escola Secundária Infanta D. Maria, que gentilmente cedeu as suas instalações, depois no Museu da Física da Universidade de Coimbra, local onde foi apresentada a peça agora publicada, o grupo manteve-se em actividade, sempre com o mesmo entusiasmo. Esta peça é uma homenagem ao Prof. Doutor Mário Silva, ilustre cientista e fundador do Museu de Física da Universidade de Coimbra. Apresentada no Verão de 2008, por actores amadores dos 8 aos 40 anos, simboliza, nesta amplitude etária, uma das orientações do MNMC, que se pretende afirmar como lugar de encontro de gerações e de culturas.
Ricardo Kalash, também encenador, actor e responsável pela dinamização do grupo, vai por certo prosseguir a sua saga de mobilizar o público, sempre com projectos arrojados, com generosa fantasia, ela própria animada por todas as cores do arco-íris.

Ana Alcoforado
Directora do Museu Nacional de Machado de Castro
……………………

O AUTOR:
Ricardo Kalash tem 38 anos. Há vinte anos, iniciou-se nas lides teatrais, no Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC). Nos dias que correm, é actor profissional. Nos últimos sete anos, tem trabalhado regularmente com grupos de teatro amador, nos quais encena e dá formação. Dirige, desde a sua fundação, o grupo de teatro da Liga dos Amigos do Museu Nacional Machado de Castro (AMIC). Com a edição deste texto, aventura-se numa das áreas teatrais que, até à data, lhe tinha escapado: a escrita.
...........................

FICHA TÉCNICA:
Livro: A saga do arco-íris
Autor: Ricardo Kalash
Capa: 
Reprodução do quadro The White Water Lilies, de Claude Monet (1899)
Editora: Mar da Palavra - Edições, Lda.
Colecção: Alquimias (N.º 2)
PVP: 10,60 €
N.º de páginas: 76
Formato: 13,0 x 19,0 cm
ISBN: 972-8910-37-2 (EAN: 978-972-8910-37-2)

...............

Registo de notícias e outras referências:

Sem comentários:

Enviar um comentário