Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

"Promoções, silêncios e desvirtuações na TV - A informação ao serviço da estação", de Dinis Manuel Alves

Televisão

Nas televisões portuguesas pratica-se um jornalismo de guerra sem que seja preciso arriscar repórteres no campo de batalha. A guerra é suja e trava-se entre as estações de televisão. Promovem-se os produtos da casa, com os telejornais servindo de outdoors para alavancar audiências e desmoralizar o inimigo da frequência ao lado. É publicidade travestida de notícia, com a vantagem de não contar para as quotas. O cidadão-telespectador perde, mas perde muito mais com outras práticas, muito mais condenáveis também. Há silêncios comprometedores, verdadeiros apagões noticiosos, e há desvirtuações graves merecendo lugar de destaque no pelourinho das falhas deontológicas. Dinis Manuel Alves passou à lupa centenas de telejornais das TV’s portuguesas, dando conta, neste livro, de autênticas campanhas de manipulação informativa. “A informação ao serviço da estação” talvez se devesse chamar “Como eles nos enganam”. Este é o primeiro de quatro livros integrados no projecto de investigação da tese de doutoramento defendida pelo autor na Universidade de Coimbra em Abril de 2005.

Edição: Mar da Palavra
Apoio: Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS)
...............................

O AUTOR:
Dinis Manuel Alves nasceu no Lobito, Angola, em 1958. É doutorado em Ciências da Comunicação (2005), licenciado em Jornalismo (1999) e em Direito (1981), pela Universidade de Coimbra.
Director do Curso de 1.º Ciclo (Licenciatura) em Comunicação Social do Instituto Superior Miguel Torga. Foi jornalista da TSF, Expresso, Grande Reportagem, TVI, Tal & Qual e Jornal de Coimbra. Desempenhou ainda as funções de repórter fotográfico. Autor de várias exposições de fotografia e de sites na Web, acessíveis através de www.mediatico.com.pt Deputado à Assembleia da República (PS), apresentou em parceria com Jaime Ramos (PSD) o primeiro projecto de criação de rádios locais em Portugal (1983). Este é o quinto livro de sua autoria.
...............................

CAPA: Ilustração de Luís Miguel Pato
...............................

Vídeos sobre o lançamento do livro A informação ao serviço da estação:
http://www.youtube.com/watch?v=neM4bicQ0XI
http://www.youtube.com/watch?v=EDmvcKMSigI
http://www.youtube.com/watch?v=jflGm7tK6Z0
http://www.youtube.com/watch?v=lyPDCq48y7M
http://www.youtube.com/watch?v=6REiedLEuyM
http://www.youtube.com/watch?v=lcmKA_13G9E
http://www.youtube.com/watch?v=1h4E64jEsxk
http://www.youtube.com/watch?v=d7GoHQtmdnM
http://www.youtube.com/watch?v=8oiFnaAq7lM
http://www.youtube.com/watch?v=HgYPn4i9YHg
http://www.youtube.com/watch?v=wwbhe7qptJE

Registo de notícias e outras referências:
http://webcache.googleusercontent.com/search?hl=pt-PT&q=cache:zxYRvZJo9KwJ:http://www.mediatico.com.pt/sartigo/imprimir.php?x=211+%22editado+pela+Mar+da+Palavra%22&ct=clnk
http://www.fnac.pt/A-Informacao-ao-Servico-da-Estacao-Varios/a58689?PID=5&Mn=-1&Ra=-1&To=0&Nu=1&Fr=8
http://www.portal.ecclesia.pt/pub/14/noticia.asp?jornalid=14&noticiaid=76323

Sem comentários:

Enviar um comentário