Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

"Os novíssimos afectos", colectânea de contos de Joaquim Manuel Pinto Serra


"Os novíssimos afectos", da autoria de Joaquim Manuel Pinto Serra, obra que mereceu a Menção Honrosa do Prémio Literário Paul Harris – 2005, é o terceiro livro da colecção “Cais da ficção” da editora Mar da Palavra.
.................................

(...) Era o início da avalanche repercutindo-se nas cedências e nas intenções dos afectos mais audazes de dois casais unidos por uma extraordinária amizade e por uma intimidade insolúvel, repleta de incertezas.
Foi com a maior naturalidade, própria dos tempos novíssimos, que os quatro aceitaram, após uma noite de copos e de algumas discotecas, o que era óbvio e preciso: estavam todos apaixonados, embora por pessoas diferentes!... A vida trocara-lhes as voltas e os projectos iniciais tinham sofrido alterações, quando eles menos esperavam... Como peças de um xadrez, deixavam-se movimentar, mudando apenas de casa os peões no tabuleiro... Ocupavam novos lugares, mas a vida continuava, até que o xeque-mate viesse, irreversível e inesperado, pôr um fim naquele jogo que estava só no começo. Para quê, então, os dramas da separação tão em voga?... O mundo era imperturbável, tudo continuaria na mesma. Apenas alguns ajustes em frases mais renovadas, metódicas, muito sinceras, sem amuos desnecessários, neste planeta admirável, visto de um modo diferente..., com muita condescendência, e onde a transitoriedade da vida impõe regras maleáveis, inúteis, quase obscenas...
................................

CAPA: Reprodução de pintura de Olga Pragana

1 comentário:

  1. Parabéns pela publicação do seu livro.Gratificante compartilhar este sentimento de vitória e reconhecimento.

    ResponderEliminar