Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Nós de outras teias - Solidariedade feminista

O livro é da “autoria exclusiva de Mulheres e tem como objectivo não apenas a produção de conhecimento, mas também a visibilidade das próprias Mulheres e dos seus contributos para a Paz, para a Justiça, para a Solidariedade, para a Igualdade e para a Liberdade”. Na continuidade da revista “Artigo Feminino”, esta publicação surge, pela primeira vez, em forma de livro e assume uma enunciação que “é, necessariamente, feminina”, englobando diversas manifestações e modos de participação, desde o artigo de opinião ao testemunho, à entrevista, à poesia e à pintura. É uma obra colectiva e resulta das contribuições das mulheres portuguesas Celina M. dos Santos, Helena Oliveira, Isabel Delgado, Lúcia Maia, Manuela Tavares, Maria do Céu da Cunha Rêgo, Mariana Sousa, Olga Maia Seco, Rosana Albuquerque, Sofia Fernandes e Teresa Amal; bem como das brasileiras Maria José Rosado Nunes e Míriam Nobre; da canadiana (do Quebeque) Diane Matte e de Josée Kuzinza (da República Democrática do Congo), Magdalena Léon T. (do Equador) e da especialista peruana em educação popular Rosa Rivero. Na sua diversidade de expressão, o livro “Nós de outras teias – Solidariedade feminina” visa registar e divulgar (nacional e internacionalmente) um conjunto de reflexões (políticas ou não), de opiniões, de impactos e de pistas para o futuro, privilegiando os testemunhos pessoais e os de intervenção pública alternativa e inclusiva.Esta obra é feita em parceria com a Coordenação Portuguesa da Marcha Mundial das Mulheres, da qual fazem parte a AJP, a AMCV–Associação de Mulheres contra a Violência, o Clube Safo–Associação de Defesa dos Direitos das Lésbicas, a Ilga–Portugal, a "não te prives"–Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, a Rede Portuguesa de Jovens pela Igualdade entre Mulheres e Homens e a UMAR–União de Mulheres Alternativa e Resposta.
.....................................

AUTORAS:
Celina M. dos Santos, Diane Matte, Helena Oliveira, Isabel Delgado, Josée Kuzinza, Lúcia Maia, Magdalena Léon T., Manuela Tavares, Maria do Céu da Cunha Rêgo, Maria José Rosado Nunes, Mariana Sousa, Míriam Nobre, Olga Maia Seco, Rosa Rivero, Rosana Albuquerque, Sofia Fernandes e Teresa Amal (obra organizada por Teresa Cunha e Celina M. dos Santos)

Capa e ilustrações: Lúcia Maia
Composição poética (selecção): Isabel Delgado
.....................................

Registo de notícias e outras referências:
http://www.animar-dl.pt/vezvoz/ver_artigo.php?id=81

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:9E2K3Ubur2AJ:www.umarfeminismos.org/index.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D135%26Itemid%3D74+%22N%C3%B3s+de+outras+teias%22&cd=6&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt
http://nova.ajpaz.org.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=79&Itemid=97
www.jubileu.org/ser-familia/biblioteca
www.univ-ab.pt/cemri/cv/mmanuela_tavares.pdf
http://projectoserfamilia.wordpress.com/biblioteca/
http://redejovensigualdade.org.pt/drupal/node/28
http://www.ajpaz.org.pt/docs/publicacoes/3_nos%20de%20outras%20teias/ArtFem2005_introducao.pdf
http://www.ajpaz.org.pt/docs/memorias/IGUALDADES_%20Balcao.pdf
http://www.animar-dl.pt/documentacao/ver_documentacao.php?id=237&id_cat=107
http://www.animar-dl.pt/vezvoz/ver_artigo.php?id=81

Sem comentários:

Enviar um comentário