Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

"Nem título... nem índice", de Teresa Sousa Fernandes (com posfácio de José Miguel Fernandes)


Com o livro "Nem título… nem índice", nove meses depois da publicação da obra "Homens…ou racionais poligâmicos", Teresa Sousa Fernandes regressa com a força solidária e desempoeirada da sua escrita, reunindo um grupo de profissionais da saúde com reconhecidas capacidades artísticas em torno desta colectânea poética cujos textos originais, dispersos no tempo e no recato dos sentimentos, tiveram e continuam a ter destinatário próprio.

Esta obra é ilustrada por Fernando Jorge Pratas dos Reis Costa, Maria Dulce Zamith Cerveira de Moura Abreu, Georgina Silva Sousa Gonçalves, Maria Clara Gonçalves Morais Rodrigues, José António Lobão Alves de Figueiredo e por Maria da Visitação Oliveira Rodrigues Monteiro.
...........................

APRECIAÇÃO CRÍTICA:
Como filho, sou suspeito, é certo. Como homem, ou “racional poligâmico”, perco naturalmente toda a credibilidade, caindo indefeso no meio de uma qualquer estória trágica, certamente cómica, a que a minha mãe nos habituou. Mas vou tentar…
Na verdade, o bom humor é o melhor tónico para suportar as angústias e os dissabores de uma vida, que se quer longa e saudável. Como diria Woody Allen, “a realidade é chata, mas ainda é o único lugar onde se pode comer um bom bife”.
É esse o espírito subjacente à obra da Teresa, onde a boa disposição habita, lado a lado, com a denúncia de uma realidade por vezes chata, declamada numa voz solidária e humanista, sem qualquer tipo de preconceito.Neste novo livro, há um pouco de todos nós, os fiéis satélites que giram incansavelmente à sua volta. Bem à vista, o actual centro das atenções, a mais recente descoberta num universo tão especial: o Vasquinho, primeiro neto, a abrir o caminho para os demais.
E o planeta Teresa está cada vez mais belo, ostentando um brilho intenso, onde a terra firme é novamente rasgada por rios de poesia. Sorri, lá no alto, piscando o olho à maior das estrelas, a pouco mais de sete anos de viagem, gigante, o meu pai.
Nem título… Nem índice… Mas com posfácio!

José Miguel Fernandes
..............................

A AUTORA:
Maria Teresa Matos Pereira Sousa Fernandes é assistente graduada de Obstetrícia nos Hospitais da Universidade de Coimbra (Maternidade Dr. Daniel de Matos). Nasceu em Viseu, cidade onde concluiu os estudos até ingressar no curso de Medicina na Universidade de Coimbra. Em Outubro de 1986, obteve o Prémio Revelação (Ficção) da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM) com o seu primeiro livro "A outra face da urgência... ou... casos reais de uma maternidade". Em 1991, publicou a obra "O trágico da comédia... ou... o cómico da tragédia" e, em Setembro de 2000, o seu terceiro livro "Mulheres e Mulheres, L.das." Em Dezembro de 2003 e em Novembro de 2005, a autora publica, já sob a chancela da Mar da Palavra, as obras "A Dolores e o taxista ou... a Joana e os homens" e "Poesia… ou talvez não". Em Março de 2007, com o livro "Homens… ou racionais poligâmicos", a autora prossegue a sua linha narrativa, de forma simples e directa, a partir de situações da vida real que identifica, numa entrega apaixonada, dando vida a uma espécie de fix-up, servindo-se de um conjunto de pequenas histórias que funcionam independentemente mas que se interligam para contar uma história maior. Nove meses depois (Dezembro de 2007), nasce a presente colectânea poética "Nem título… nem índice".
.......................................

FICHA TÉCNICA:
Livro: Nem título… nem índice
Autor: Teresa Sousa Fernandes
Capa: Foto da autoria de Fernando Jorge Pratas dos Reis Costa
Editora:
 Mar da Palavra - Edições, Lda.
PVP:
 12,72 €
N.º de páginas:
 64
Formato:
 13,0 x 19,0 cm
ISBN:
 972-8910-30-3 (EAN: 978-972-8910-30-3)

.......................................

Sem comentários:

Enviar um comentário