Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Medicina Forense em Portugal - Contributo para o estudo da criminalidade em Coimbra (1899-1917)




"A Medicina Forense em Portugal – Contributo para o estudo da criminalidade em Coimbra (1899-1917)", da autoria de João Tiago Sousa, pretende ser uma obra necessária para o estudo da criminalidade em Coimbra entre os anos de 1899 e 1917, anos da fundação e criação dos Institutos de Medicina Legal no País.
O presente estudo começa com uma perspectiva histórica da Criminologia, enquanto ciência, para posteriormente dar vez à análise da criação do Instituto de Medicina Legal de Coimbra e ao movimento dos serviços da Morgue e dos crimes a ela associados.
Trata-se de uma obra para a generalidade dos leitores, especialmente para as pessoas que se interessam pela temática da criminalidade e, como estudo histórico que é, permite estabelecer analogias e pontes com a actualidade.
A Criminologia, ciência da criminalidade, coloca, num primeiro ponto de análise, o problema epistemológico. A teoria duma ciência – e em particular a da Criminologia – implica uma reflexão sobre a identidade e a autonomia científicas.
Na imensa variedade de noções e de conceitos (de sentido científico ou comum), o historiador debate-se com o problema da delimitação de fronteiras do saber da criminalidade. Basta referir a pluralidade de contextos em que esta se insere e a diversidade de vocábulos existentes: agressividade, violência, delinquência, conflituosidade, etc. E até a inúmera pluralidade de obras que, considerando este tema, se apresentam teórica e metodologicamente diferentes.
........................
CAPA: 
Desenho de Cappiello (in "Les criminels peints par eux-mêmes", de Raymond Hesse, Bernard Grasset, Éditeur, Paris, 1912)
........................

FICHA TÉCNICA:
Livro: A Medicina Forense em Portugal – Contributo para o estudo da criminalidade em Coimbra (1899-1917)
Autor: João Tiago Sousa
Capa: Desenho de Cappiello (in "Les criminels peints par eux-mêmes", de Raymond Hesse, Bernard Grasset, Éditeur, Paris, 1912)
Editora: Mar da Palavra - Edições, Lda.
PVP: 6,36€
N.º de páginas: 72
Formato: 14,5 x 21,0 cm
ISBN: 972989666615 (EAN: 978972989666615)

........................


Registo de notícias e outras referências:
http://www.livapolo.pt/livro/detalhe/medicina-forense-em-portugal/55037

Sem comentários:

Enviar um comentário