Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"O outro mundo em nós", colectânea de contos de Joaquim Manuel Pinto Serra

O outro mundo em nós”, da autoria de Joaquim Manuel Pinto Serra, é a nona obra do autor e completa a trilogia ficcional, na modalidade de conto, de que fazem parte os livros “Estas aparências que nos doem” e “Os novíssimos afectos”, com a chancela da editora Mar da Palavra. A presente obra surge dez meses após a publicação do romance “As palavras sensuais da nossa ausência” (em Fevereiro de 2007).








(…) Desde nova que a morte a atemorizava, sobretudo pelas incertezas de que ela se rodeava: o Inferno de que lhe falavam, o Céu que não entendia, o Purgatório desconhecido que não era carne nem peixe. Tudo isso a intrigara quando andara na catequese. Era agora o imaginário a pressioná-la na solidão dos seus pensamentos finais... Sozinha, casada apenas durante alguns meses, procurara na religião o significado da morte, mas ninguém a convencera do que viria depois. Por isso, não queria morrer... Mas a dúvida persistia em tudo o que ela fazia e em tudo o que ela pensava: estaria mesmo viva ou já teria morrido?
Esse limiar absurdo, tão nítido para toda a gente, mas para ela imperceptível, porventura inexistente, deixava-a tão indecisa que a passagem imaginária se transformara em pesadelo nos seus próprios pensamentos. Com aquela cara de múmia, observada ao espelho, poderia já estar morta e ter ultrapassado o patamar sem se ter apercebido; teria mudado de margem, sem sentir a travessia, entrando num outro mundo com a naturalidade própria de quem vive por viver...
..........................

O AUTOR:
Algarvio, Joaquim Manuel Pinto Serra nasceu em Loulé, onde fez a instrução primária (na antiga Escola Conde de Ferreira) e os dois primeiros ciclos do ensino liceal (no extinto Colégio Infante D. Henrique). Concluiu os estudos secundários em Faro, no então liceu dessa cidade. Em Coimbra, licenciou-se em Medicina e especializou-se em Psiquiatria. Como médico, fez o internato geral nos Hospitais da Universidade de Coimbra e trabalhou no Centro de Saúde de Santa Clara (Coimbra).
Na qualidade de psiquiatra, foi assistente hospitalar no Hospital Psiquiátrico de Sobral Cid (Serviço de Inimputáveis Perigosos do Ministério da Justiça) e chefe de serviço no Centro Psiquiátrico de Recuperação de Arnes, de que foi director (de 1984 a 1996).Exerceu a sua especialidade em Tomar (Centro de Saúde e consultório particular), durante quinze anos. Actualmente, é aposentado da carreira hospitalar e, como profissional liberal, continua a trabalhar em psiquiatria.
É membro de várias associações artísticas e literárias e integra o Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM).
Publicou cinco livros de poesia e três de ficção. A nona obra do autor – “O outro mundo em nós” – complementa a trilogia, na modalidade de conto, de que fazem parte “Estas aparências que nos doem” e “Os novíssimos afectos”.
Escreveu as obras poéticas “As mãos e o silêncio” (Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres – 1998), “Mágoas de solidão e desassossego” (1.ª Menção Honrosa do Prémio António Patrício da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos – 1998), “Cinco canções de amor para violino e orquestra” (Prémio António Patrício da SOPEAM – 2000), “De passagem para o outro lado da ternura” (Menção Honrosa do Concurso Arte na Medicina da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos – 2003) e “Pelas margens da serenidade” (Prémio António Patrício da SOPEAM, em 2004), editado em Novembro de 2005, com a chancela da Mar da Palavra. É autor das colectâneas “Estas aparências que nos doem” (1.ª Menção Honrosa do Concurso Nacional de Conto Manuel da Fonseca – 2004) e “Os novíssimos afectos” (Menção Honrosa do Prémio Literário Paul Harris – 2005), também editados pela Mar da Palavra (Dezembro de 2004 e Maio de 2006). A presente obra – “O outro mundo em nós” – completa a trilogia ficcional na modalidade de conto, dez meses após a publicação do romance “As palavras sensuais da nossa ausência” (em Fevereiro de 2007).Está representado na obra “Louvor a Cascais – Antologia em prosa e poética do passado ao presente” (2003).
..........................

FICHA TÉCNICA:
Livro: O outro mundo em nós
Autor: Joaquim Manuel Pinto Serra
Capa: Pintura a óleo “Bailado”, de Maria Luísa Reimbau
Editora:
 Mar da Palavra - Edições, Lda.
Colecção: Cais da Ficção (N.º 5)
PVP:
 17,67 €
N.º de páginas:
 200
Formato:
 13,0 x 19,0 cm
ISBN:
 972-8910-31-0 (EAN: 978-972-8910-31-0)

..........................

Registo de notícias e outras referências:

Sem comentários:

Enviar um comentário