Como surgem as notícias que vemos na televisão? Quais as condicionantes que determinam a agenda da TV? Para responder a estas e outras perguntas, Dinis Manuel Alves analisou os telejornais da RTP1, RTP2, SIC e TVI, em 1999. 215 telejornais, 3659 notícias.
Ainda 2344 noticiários emitidos pela Antena 1, Rádio Renascença e TSF. E também várias centenas de jornais diários, semanários e revistas.
Investigação que contemplou também a presença, durante cinco semanas, nas redacções das televisões portuguesas, culminando na tese de doutoramento “Mimetismos e determinação da agenda noticiosa televisiva – A AGENDA-MONTRA DE OUTRAS AGENDAS”, defendida na Universidade de Coimbra.
Centrada nos mecanismos de formação da agenda noticiosa televisiva, mais especificamente na detecção de práticas miméticas (endógenas e exógenas ao meio televisão), a investigação permitiu sustentar o carácter determinado da agenda televisiva em relação a outros meios (rádio e imprensa escrita) e, em consequência: a) uma assinalável capitis diminutio da autonomia dos jornalistas de televisão no processo de selecção do noticiável; b) uma considerável redução da diversidade noticiosas gerada pelos media.
O circuito que vai do acontecimento à inclusão nos alinhamentos noticiosos televisivos surge aqui complexificado, com a introdução de novos elos na cadeia. A notícia, não sendo já aceite como um mero espelho da realidade, passa a constituir-se como uma construção resultante de um complexo jogo de espelhos, o agendamento televisivo reflectindo o fulgor de agendamentos prévios por outros meios.
“Importa, em nosso entender, rever a velha máxima a rádio dá, a televisão mostra, o jornal explica. À luz dos dados apurados, arriscamos substituto para o tradicional ditado: a rádio e os jornais dão, os jornais explicam, a televisão mostra ou anima (muito) do que a rádio e os jornais deram, mas explicando muito pouco.
O privilégio da revelação – motor maior daqueles que um dia resolveram abraçar a profissão de jornalistas –, foi substituído pelo privilégio da animação. A agenda noticiosa televisiva transformou-se numa agenda-montra de outras agendas, escaparate de atracções vendendo os milagres de fazer mexer as fotos que jazem inanimadas na imprensa escrita, e de revelar as fúrias, trejeitos e feições dos sem-rosto que ocupam as notícias da rádio” – defende o autor no quarto e último livro resultante dos seus trabalhos de doutoramento.
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Apoio: Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS)
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O AUTOR:
Dinis Manuel Alves nasceu no Lobito, Angola, em 1958. É doutorado em Ciências da Comunicação (2005), licenciado em Jornalismo (1999) e em Direito (1981), pela Universidade de Coimbra.
Professor no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT – Coimbra), cuja Licenciatura em Comunicação Social dirigiu até 2011.
Professor Convidado no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA – Aveiro).
Consultor de Comunicação da Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), e da Associação dos Portos de Portugal (APP).
Foi jornalista da TSF, Expresso, Grande Reportagem, TVI, Tal&Qual e Jornal de Coimbra.
Desempenhou ainda as funções de repórter fotográfico.
Autor de várias exposições de fotografia e de sites na Web, acessíveis através de http://dmareport.blogspot.pt.
Deputado à Assembleia da República (PS), apresentou, em parceria com Jaime Ramos (PSD), o primeiro projecto de criação de rádios locais em Portugal (1983).
Este é o oitavo livro de sua autoria, em suporte (formato) de papel. Tem ainda vários livros publicados em paperback e no formato e-book, todos disponíveis na Web.
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FICHA TÉCNICA:
Registo de notícias e outras referências:
http://www.wook.pt/ficha/a-agenda-montra-de-outras-agendas/a/id/15262991
http://www.bertrand.pt/ficha/a-agenda-montra-de-outras-agendas?id=15262991
http://www.bibliofeira.com/livro/746493068/a-agenda-montra-de-outras-agendas/
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=616092985101090&set=a.401126863264371.88598.149325878444472&type=1&theater
http://www.mediatico.com.pt/sartigo/index.php?x=218
https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/591
https://alpha.sib.uc.pt/?q=content/mimetismos-e-determina%C3%A7%C3%A3o-da-agenda-noticiosa-televisiva-agenda-montra-de-outras-agendas
http://pela-positiva.blogs.sapo.pt/tag/comunica%C3%A7%C3%A3o
A VER:
Telejornais miméticos
http://www.youtube.com/watch?v=X-I5beJP9WA
http://www.youtube.com/watch?v=J9CVsDK8g4Y
http://www.youtube.com/watch?v=RCEIuXrgEUs
http://www.youtube.com/watch?v=sONCZqMURx0
http://www.youtube.com/watch?v=9sXFHhoqwms
http://www.youtube.com/watch?v=titqbgFyloQ
Ainda 2344 noticiários emitidos pela Antena 1, Rádio Renascença e TSF. E também várias centenas de jornais diários, semanários e revistas.
Investigação que contemplou também a presença, durante cinco semanas, nas redacções das televisões portuguesas, culminando na tese de doutoramento “Mimetismos e determinação da agenda noticiosa televisiva – A AGENDA-MONTRA DE OUTRAS AGENDAS”, defendida na Universidade de Coimbra.
Centrada nos mecanismos de formação da agenda noticiosa televisiva, mais especificamente na detecção de práticas miméticas (endógenas e exógenas ao meio televisão), a investigação permitiu sustentar o carácter determinado da agenda televisiva em relação a outros meios (rádio e imprensa escrita) e, em consequência: a) uma assinalável capitis diminutio da autonomia dos jornalistas de televisão no processo de selecção do noticiável; b) uma considerável redução da diversidade noticiosas gerada pelos media.
O circuito que vai do acontecimento à inclusão nos alinhamentos noticiosos televisivos surge aqui complexificado, com a introdução de novos elos na cadeia. A notícia, não sendo já aceite como um mero espelho da realidade, passa a constituir-se como uma construção resultante de um complexo jogo de espelhos, o agendamento televisivo reflectindo o fulgor de agendamentos prévios por outros meios.
“Importa, em nosso entender, rever a velha máxima a rádio dá, a televisão mostra, o jornal explica. À luz dos dados apurados, arriscamos substituto para o tradicional ditado: a rádio e os jornais dão, os jornais explicam, a televisão mostra ou anima (muito) do que a rádio e os jornais deram, mas explicando muito pouco.
O privilégio da revelação – motor maior daqueles que um dia resolveram abraçar a profissão de jornalistas –, foi substituído pelo privilégio da animação. A agenda noticiosa televisiva transformou-se numa agenda-montra de outras agendas, escaparate de atracções vendendo os milagres de fazer mexer as fotos que jazem inanimadas na imprensa escrita, e de revelar as fúrias, trejeitos e feições dos sem-rosto que ocupam as notícias da rádio” – defende o autor no quarto e último livro resultante dos seus trabalhos de doutoramento.
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Apoio: Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS)
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O AUTOR:
Dinis Manuel Alves nasceu no Lobito, Angola, em 1958. É doutorado em Ciências da Comunicação (2005), licenciado em Jornalismo (1999) e em Direito (1981), pela Universidade de Coimbra.
Professor no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT – Coimbra), cuja Licenciatura em Comunicação Social dirigiu até 2011.
Professor Convidado no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA – Aveiro).
Consultor de Comunicação da Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), e da Associação dos Portos de Portugal (APP).
Foi jornalista da TSF, Expresso, Grande Reportagem, TVI, Tal&Qual e Jornal de Coimbra.
Desempenhou ainda as funções de repórter fotográfico.
Autor de várias exposições de fotografia e de sites na Web, acessíveis através de http://dmareport.blogspot.pt.
Deputado à Assembleia da República (PS), apresentou, em parceria com Jaime Ramos (PSD), o primeiro projecto de criação de rádios locais em Portugal (1983).
Este é o oitavo livro de sua autoria, em suporte (formato) de papel. Tem ainda vários livros publicados em paperback e no formato e-book, todos disponíveis na Web.
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FICHA TÉCNICA:
Livro: A Agenda-Montra de Outras Agendas (com o
antetítulo: Mimetismos e determinação da agenda noticiosa
televisiva)
Autor: Dinis Manuel Alves
Capa: Ilustração de João Pocinho
Editora: Mar da Palavra - Edições, L.da
Colecção: Comunicar-te (N.º 5)
PVP: 26,50€
N.º de páginas: 320
Formato: 17,0 x 24,0 cm
ISBN: 972-8910-63-1 (EAN: 978-972-8910-63-1)
...............................Autor: Dinis Manuel Alves
Capa: Ilustração de João Pocinho
Editora: Mar da Palavra - Edições, L.da
Colecção: Comunicar-te (N.º 5)
PVP: 26,50€
N.º de páginas: 320
Formato: 17,0 x 24,0 cm
ISBN: 972-8910-63-1 (EAN: 978-972-8910-63-1)
Registo de notícias e outras referências:
http://www.wook.pt/ficha/a-agenda-montra-de-outras-agendas/a/id/15262991
http://www.bertrand.pt/ficha/a-agenda-montra-de-outras-agendas?id=15262991
http://www.bibliofeira.com/livro/746493068/a-agenda-montra-de-outras-agendas/
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=616092985101090&set=a.401126863264371.88598.149325878444472&type=1&theater
http://www.mediatico.com.pt/sartigo/index.php?x=218
https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/591
https://alpha.sib.uc.pt/?q=content/mimetismos-e-determina%C3%A7%C3%A3o-da-agenda-noticiosa-televisiva-agenda-montra-de-outras-agendas
http://pela-positiva.blogs.sapo.pt/tag/comunica%C3%A7%C3%A3o
A VER:
Telejornais miméticos
http://www.youtube.com/watch?v=X-I5beJP9WA
http://www.youtube.com/watch?v=J9CVsDK8g4Y
http://www.youtube.com/watch?v=RCEIuXrgEUs
http://www.youtube.com/watch?v=sONCZqMURx0
http://www.youtube.com/watch?v=9sXFHhoqwms
http://www.youtube.com/watch?v=titqbgFyloQ
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